5 de fev. de 2011

Confrontando...

Minha amiga Pollyana Moraes me indicou esse "teste" elaborado pela Nanda Meireles, e eu achei interessante. Aqui está meu resultado.
Vale a pena toda tentativa de tornar a literatura nacional mais conhecida, difundida, apreciada...


Esse desafio visa demonstrar que vale a pena investir em um livro nacional. Ao aceitá-lo, você responderá as questões abaixo agora e voltará à fazê-lo no fim do ano.
Então, compararemos as respostas e veremos qual foi o balanço.
Segue as perguntas:
1- Quantos livros nacionais há na sua estante?
Não vou contar, mas é a grande maioria. E boa parte é de escritores goianos
2- Quando e qual foi o último livro nacional que você comprou?
Na verdade o último eu não comprei, ganhei. Foi “Escritos nos jornais” uma retrospectiva da produção do advogado e historiador Martiniano J. Silva
3- O que achou dele?
Li apenas alguns trechos, mas gostei do que li, e da proposta. Além do que o escritor é meu amigo pessoal.
4- Dentre os livros que você já leu, qual mais te desagradou e qual mais te surpreendeu?
Nunca encontrei um que tenha me desagradado, de fato. Alguns bem chatos, mas toda leitura vale a pena. Alguns me surpreenderam muito. Por exemplo, no momento estou lendo “Honoráveis bandidos” e me surpreendendo com a verdade por trás de alguns fatos, e em como continuamos repetindo alguns erros
5- O que acha que falta aos autores nacionais para que a barreira do preconceito dos leitores seja vencida?
Um pouco mais de atenção dos editores e dos donos das grandes livrarias. Temos ótimos escritores, com ótimos livros. Mas enquanto as livrarias insistirem em colocarem em evidência apenas os títulos estrangeiros que já chegam aqui com carimbo de “Best-seller” condenando nossos autores a pontos obscuros de suas lojas, eles nunca seremos vistos. E você sabe, o que os olhos não vêem...
6- Cite três livros nacionais que você espera ler em breve:
“O gado de Deus”,
“Aletheia”, já tenho os dois, e estão na fila...
Ah! Espero ler em breve “O Circulo de Loki”, por aí ele já estará nas lojas... rsrs
7- Indique 5 Blogs para responder à esse desafio:

Nenhum comentário:

Postar um comentário